Tradição Migrante (descrição dos eventos)
Em Junho: A Semana do Migrante (Associação dos Migrantes Nordestinos), é um evento anual realizado em junho, próximo ao Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), que celebra a diversidade e a cultura migrante, especialmente do Nordeste do Brasil. A programação inclui palestras, atividades culturais, e oficinas, focando na integração e valorização da comunidade migrante e suas contribuições culturais para a cidade.
Em Setembro: A Festa Nordestina (Associação dos Migrantes Nordestinos) celebra a cultura e as tradições nordestinas. A festa inclui apresentações de forró e outros estilos musicais típicos do Nordeste, além de barracas de comida tradicional como acarajé, tapioca, carne de sol e baião de dois. A celebração também pode contar com danças típicas, feiras de artesanato, e atividades voltadas para toda a família, promovendo a integração e valorização da cultura nordestina na cidade.
Em Setembro: A Festa da Migração / Encontro Folia de Reis (Cultura) resgata e homenageia culturas populares das mais diversas regiões do Brasil que se encontram no nosso município. Acontece também o Encontro de Folia de Reis, com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro. Na edição anterior a tradicional Companhia de São Francisco de Assis, que representa Indaiatuba, recebeu outras 12 companhias provenientes de Itu, Santa Rosa do Viterbo, Limeira, Campinas, Vargem Grande Paulista, Artur Nogueira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Bárbara D’Oeste e Leme. A Praça de Alimentação traz as mais diversas opções, representando várias regiões do país.
Do Norte: açaí, cupuaçu e paçoca de carne.
Do Nordeste: acarajé, cocada, tapioca, baião de dois, bobó de camarão, vatapá.
Do Sul: arroz carreteiro, costela fogo de chão, barreado, joelho de porco
Do Sudeste - São Paulo: coxinha, cuscuz paulista, bolinho caipira e pastel de feira.
Do Sudeste - Rio de Janeiro: bolinho de bacalhau
Do Sudeste - Minas Gerais: pão de queijo, quitandas mineiras, torresmo mineiro, torresmo de rolo, linguiça defumada, galinhada, angu com quiabo e o tutu de feijão.
Do Centro-Oeste: iguarias de milho e bolinho de arroz com molho de pequi.
Em Dezembro: Dia dos Nordestinos (Oxente - Associação dos Nordestinos Migrantes) acontece durante o mês de dezembro. A data foi instituída em homenagem aos migrantes nordestinos que contribuem com sua cultura e trabalho para o desenvolvimento de São Paulo e outras regiões do Brasil.
Informações Adicionais: | ATENÇÃO: Algumas datas podem sofrer alterações ao longo do ano, é aconselhável acompanhar as atualizações do calendário no site cultura on line ou diretamente com o responsável pelo evento. |
---|